O Vale do Capão, na Chapada Diamantina, é bastante conhecido por suas belezas naturais. O local é um dos pontos turísticos mais procurados da Chapada, mas, infelizmente, enfrenta um problema que afeta diretamente o turismo local: a precária condição da estrada de barro sem pavimentação e sinalizações. População e visitantes cobram solução do prefeito Ricardo Guimarães (PSD).
Por conta das fortes chuvas que caíram nesta época do ano, a situação se torna caótica e impossibilita ainda mais as passagens na estrada. A dificuldade para a circulação de veículos e, em alguns casos, a completa inviabilidade de transitar na região tem causado indignação. Com isso, o turismo é afetado e os moradores ficam entregues à própria sorte.
Na manhã do domingo (23), a via da estrada de barro de Lagoa das Cores causou o maior tumulto entre moradores e turistas. “Tinha que ter uma sinalização. Tem turista aí descendo virado! Quem está chegando agora não sabe que a pista está assim”, relata uma moradora da região que filmou o exato momento do transtorno.
As imagens foram capturadas e enviadas ao Jornal da Chapada pela moradora Marilene Mendes e pelo vereador Dumdum, que representa a região na Câmara Municipal.
Essas vias, essenciais para o acesso entre moradores e turistas, têm se tornado um obstáculo para turistas e moradores da região chapadeira. Além disso, o aumento no número de acidentes tem gerado preocupação e apreensão tanto entre a comunidade local quanto entre os visitantes. No mês de janeiro, um carro de passeio despencou de barranco, com uma mulher e duas crianças, ao passar pelo único acesso de entrada para a comunidade de ‘Ladeira dos Campos’, na região do Vale.
Com o ocorrido, moradores da vila turística voltaram a criticar a prefeitura administrada pelo prefeito Ricardo Guimarães, que não resolvia a situação há dois anos. Conforme o relato dos moradores em carta aberta, há uma obra não concluída há mais de dois anos, mas foi dada como finalizada pela prefeitura.
A prefeitura de Palmeiras anunciou a pavimentação asfáltica da estrada que liga a sede do município ao Vale do Capão. O trecho de quase 20 km na BA-849, que dá acesso ao distrito de Caeté-Açu, será revestido após apelo da comunidade local. O investimento será de mais de R$ 33 milhões. Mas até agora nada saiu do papel.
Jornal da Chapada