O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, esclareceu que os projetos da ponte Salvador – Itaparica e do VLT não foram contemplados no pacote das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) porque já estão em andamento. Além disso, explicou, as obras fazem parte de uma Parceria Público Privada (PPP).
“O contrato já está assinado e recursos previstos”, disse o deputado licenciado. Ele lembra que, no caso específico da ponte, o valor inicialmente previsto sofreu alteração devido a pandemia, que acarretou inflação e juros altos.
Quanto ao VLT a situação é semelhante. Sobre as críticas que eventualmente surgem, como a possibilidade de o Estado perder dinheiro ao reincidir contrato com a Skyrail – consórcio responsável pelo modal -, Afonso nega e diz que essa é a narrativa política da oposição.
“Não existe essa possibilidade. O estado tem bens reversíveis. Faz parte da rescisão eles apresentarem uma conta, a gente outra e negociarmos”, pondera.
O PAC foi anunciado pelo presidente Lula na sexta-feira (11), no Rio de Janeiro. A previsão de investimento é da ordem de R$ 1,7 trilhão. Na Bahia, os valores chegam a quase R$ 200 bilhões. As informações são do site Muita Informação.
Leia também