A Chapada Diamantina recebe um novo percurso dedicado ao turismo religioso, em homenagem à primeira santa brasileira, a baiana Santa Dulce dos Pobres. Com sua inauguração há cerca de três meses, o Caminho de Santa Dulce dos Pobres está situado no assentamento Nova Cana Brava, no município de Boa Vista do Tupim. Ao longo de 7,5 km, os peregrinos percorrem um trajeto que inclui um santuário e 14 paradas destinadas a momentos de oração, atravessando uma área ecológica banhada pelas águas do Rio Paraguaçu.
Essa iniciativa, concebida pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e implementada em parceria com a prefeitura de Boa Vista do Tupim, contou com capacitação profissional e sinalização turística fornecidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Essa novidade tem atraído visitantes de diversas regiões do Brasil para essa área, que já é conhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes.
O prefeito do município chapadeiro, Helder Lopes Campos (PSDB), acredita que a nova rota vai atrair visitantes para a localidade “Em Nova Cana Brava vivem pessoas carentes, e precisamos melhorar a qualidade de vida delas. Com esse objetivo, investimos no roteiro católico e ecológico, para atrair visitantes da Bahia e de outros estados e movimentar a economia local. Teremos uma romaria envolvendo 22 municípios da região”, declara o gestor.
“A nossa perspectiva é que cada vez mais o turismo religioso se expanda por todo estado, fortalecendo os destinos que abrigam manifestações da fé do povo baiano”, ressalta a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.Jornal da Chapada com informações do BNews.