O vereador Diego de Jesus Meira (Republicanos) teve seu mandato cassado durante sessão da Câmara de Utinga na quarta-feira (30). O bolsonarista era conhecido por atacar instituições políticas, grupos minoritários e não aceitar o resultado da eleição presidencial de 2022. O político também era reincidente em insultar os colegas e afrontar o Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário usando as redes sociais.
Em entrevista exclusiva local, o presidente da Câmara de Utinga, Erenilton Sena, o popular ‘Nego de Pau Peba’ (PT), frisa que Diego Meira cometeu o crime de xenofobia. “Inúmeras vezes Diego falou que era injusto o estado de Santa Catarina, que é economicamente desenvolvido, ter um presidente eleito pelos nordestinos. Ele ainda afirmou que o Brasil seria comandado pela quadrilha do PT. A declaração, inclusive, me atingiu por eu ser um político petista”, diz Sena.
Nas redes sociais, o vereador de extrema-direita se sentia livre para escrever frases preconceituosas e criminosas. Em uma das postagens, feitas em sua conta oficial do Twitter, ele chega a xingar os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Em outro post, Diego Meira ataca a Câmara Legislativa de Utinga dizendo que a Casa não tem vereadores. Na mesma publicação, ele ainda afronta o prefeito Joyuson Vieira (PSB).
Todos os ataques e acusações feitos por Diego Meira ocorreram fora das dependências do Poder Legislativo, portanto, não abarcados por imunidade parlamentar, o que fora confessado pelo próprio vereador cassado e está nos autos do processo.
Formada por 11 vereadores, a sessão da Câmara de Utinga decidiu por cassar o mandato do vereador Diego Meira na quarta-feira (30). Foram seis votos a favor e cinco contra. Resultado conforme prevê a Constituição Federal (CF), a Constituição Estadual (CE), a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara de Utinga. A representação foi feita pelo presidente do partido PSDB, o vereador Jorge Luiz Silva Oliveira.
Jornal da Chapada
Saiba mais sobre o assunto:
#Chapada: Câmara de Vereadores de Utinga cassa bolsonarista Diego Meira por quebra de decoro