O desfile cívico do 7 de setembro em Itaberaba, que acontece na manhã desta quinta-feira (7), debate o meio ambiente e a relação do homem com a natureza. O tema ‘A Escola como espaço de inspiração e construção da consciência cidadã’ será apresentado por estudantes de 26 unidades de ensino do município portal de entrada da Chapada Diamantina.
Com relação ao hasteamento da bandeira, não houve mudança. Assim como no ano passado, o ato está programado para às 8h no Largo do Cacique na Avenida Ruy Barbosa. O hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itaberaba será realizado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) e a primeira-dama Suzana Matias, além do presidente da Câmara, o vereador Gerson Almeida (PTdoB).
Já com relação ao desfile, houve mudança no roteiro. Diferente do ano passado, as apresentações terão início no cruzamento da Avenida Ruy Barbosa com a Avenida Lençóis e seguirão até a Praça JJ Seabra, local onde autoridades estarão presentes para apreciar o desfile.
A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Itaberaba (SMTT) informa que, a partir das 4h da manhã, o trânsito será alterado, e o trecho da Escurinha até a Praça JJ Seabra será interditado para que o desfile possa acontecer. Os motoristas podem usar como alternativa a Avenida Getúlio Vargas, a Rua Pedro Luquine e a Avenida Manoel Andrade Sampaio. A SMTT alerta ainda para que motoristas não estacionem veículos ao longo da avenida.
Apresentações
Sobre as apresentações, além das 26 escolas municipais que vão se apresentar, o público também vai assistir a manifestação de grupos de capoeiras e de bicicross, jovens da Ordem Demolay, além da equipe do Graer, Polícia Militar e Corpo do Bombeiros. As fanfarras também farão as tradicionais apresentações. As atrações deste ano são a estudantil Fanedi, a BatukeJam, além das convidadas especiais Fasam, da cidade de Salinas das Margaridas, a Fanjuca, de Gandu, e a Fanesb, de Amargosa.
O tema de 2023 é um convite à reflexão sobre a ação do homem na natureza e a exploração dos recursos naturais. “O objetivo é despertar a cidadania através da consciência ecológica e ambiental. A manifestação cívico cultural será uma aula pública sobre as transformações ocorridas no planeta em consequência das intervenções do homem e as implicações negativas ao meio ambiente”, salienta a gestão do prefeito Ricardo em nota.
De acordo com os dados, o tema já estava no currículo escolar da rede municipal desde o início das aulas e o desfile do 7 de Setembro será a culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores e alunos nas escolas municipais. As escolas da educação infantil até o terceiro ano começaram a fazer suas manifestações cívicas desde o dia 1º de setembro nos bairros onde as creches e escolas ficam localizadas.
Jornal da Chapada