O segundo Intercâmbio de Agroecologia e Soberania Popular da Chapada Diamantina acontece em Itaetê até este sábado (9). No evento, são realizadas diversas atividades de leitura, música, poesia, amostra de filmes com foco voltado para a conscientização ambiental e mesas de discussão sobre os impactos da expansão de atividades de mineração na região.
Na quinta-feira (7), foi realizada uma cerimônia especial pra a recepção dos participantes do evento na Associação Clubes de Mães da Colônia e um sarau de música e poesia à noite, com Bardos Baianos e convidados no Galpão da Latada. Nesta sexta-feira (8), serão promovidos debates, palestras e show musical, também no Galpão da Latada.
No sábado, último dia de intercâmbio, serão feitas atividades na Escola Família Agrícola, visita a um sítio agroecológico e intervenção cultural em celebração às águas do Rio Una. Também será realizada uma plenária final, produção da carta manifesto, oficina sobre editais abertos em apoio à agricultura familiar, além do show de encerramento à noite, na Praça da Colônia. Em todas as noites será exibido mostra de filmes o Cine Circulante Socioambiental, na sala do Cine DeColonial.
O projeto contará com a presença de especialistas renomados na área ambiental como Carleandro S. Dias (Uneb/Opará), Antonio M. A. Ribeiro (Uefs), Henrique Andrade (IFBA), Bete Wagner (Comissão de Meio Ambiente da Assembleia), Cacique Juvenal Payayá, Valdirene S.R. Sousa (IFBA/UFBA – GeografAR), líderes quilombolas e de terreiros, Fábio Lima (biólogo, pesquisador e gestor de UCs). Também participam Marcelino Galo, atual superintendente de Assuntos Parlamentares da Alba, Tytta Ferreira, representante da Superintendência do MDA na Bahia, Reginaldo Pereira de Lima, agricultor experimentado na prática da agroecologia.
A mediação das mesas terá participação o Prof. Gileno dos Santos Novais, de Colônia, Rejane Salvador, supervisora do PrevFogo (Ibama) e presidenta do Conselho de Meio Ambiente de Itaetê, Fabiano Coelho da Silva, colaborador técnico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Itaetê, Andréa Dora, pesquisadora e integrante da Rede Makaia.
No decorrer do evento, será servido café da manhã, almoço e jantar comunitários no saguão da Escola Horácio de Matos, além de uma feira de agroecologia permanente, próxima ao Galpão da Latada. Aqueles que tiverem interesse em participar do evento agroecológico precisam preencher o formulário de inscrição através do link que está inserido na conta do Instagram oficial do evento.
Jornal da Chapada