Lamentando a morte do policia federal Lucas Monteiro Caribe durante uma operação contra a criminalidade no bairro de Valéria, em Salvador, nesta sexta-feira (15), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) criticou o governador Jerônimo Rodrigues no que tange a gestão do petista na segurança pública. Para o parlamentar, o chefe do poder executivo estadual “ainda não saiu do palanque” para assumir a atual situação da violência da Bahia.
Leandro repudiou a declaração de Jerônimo, que culpou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela alta da violência no estado. “Peço que o governador tenha um pouco de compaixão neste momento de dor, onde mais um herói, mais um inocente morre pela falta de segurança. Essa é a realidade dos policiais, hoje, na Bahia. Eles saem de casa para nos defender, mas não sabem se voltam. Enquanto isso, Jerônimo segue no palanque, segue culpando aquele que diminuiu a criminalidade em todo o Brasil. É uma verdadeira falta de responsabilidade”, disse o deputado.
O parlamentar ainda salientou que, desde quando o PT assumiu o poder na Bahia, os números da violência “subiram de forma alarmante”. A taxa de homicídio que era de 23,7 por 100 mil habitantes no último ano sem o PT, em 2006, passaram já no fim do primeiro mandato de Jaques Wagner (2010) a alcançar 41,7. Já no último ano de Rui Costa no Palácio de Ondina, os números chegaram a 45,8.
“São números alarmantes, que mostram que o PT vem falhando no combate à criminalidade. São anos sendo o estado mais perigoso do Brasil. Jerônimo deveria assumir e trabalhar para mudar essa realidade ao invés de politizar o tema”, completou. As informações são de assessoria.