O governador Jerônimo Rodrigues já foi informado pelo líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Niltinho, que em Salvador os pepistas irão apoiar a reeleição do prefeito Bruno Reis (União). Ou seja, está descartada qualquer possibilidade de o partido caminhar com o candidato governista, que ainda não foi escolhido, nas eleições municipais de 2024 na capital.
Segundo apurou o site Política Livre, Jerônimo entendeu que a situação do PP na capital é diferenciada, e aceitou. Em 2022, por meio de uma articulação de Bruno Reis e do ex-prefeito ACM Neto (União), a sigla saiu de zero para seis vereadores, e todos foram candidatos a deputado, ajudando na chamada nominata (lista de postulantes) do partido.
Apesar disso, Niltinho segue com assento no conselho político, que deve definir o candidato ao Palácio Thomé de Souza até outubro. Jerônimo espera outros que em municípios do interior o PP esteja alinhado com o Palácio de Ondina na disputa eleitoral, inclusive colaborando com a tese de candidaturas únicas nas maiores localidades. Hoje, a maioria dos prefeitos pepistas apoiam o governo.
Esta semana, Jerônimo lembrou publicamente que tem o apoio dos seis deputados estaduais do PP, e não de todo o partido. “A bancada dos seis deputados do PP está comigo. Isso foi combinado no início do ano e a gente respeita. A bancada tem um representante no meu conselho, mas eu sei que não é o partido. O partido vai decidir qual vai ser o rumo, e eu não posso interferir nos partidos de forma nenhuma. Agora, se o partido apoiar a gente aqui em Salvador, eu vou dar um abraço dobrado “, declarou, em conversa com a imprensa.
O PP assumiu o Ministério dos Esportes por meio do deputado federal André Fufuca (MA), indicado pela bancada na Câmara, o que foi entendido pelo presidente do partido na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, como mais um ponto de convergência com o PT. Entretanto, ainda não há posição fechada de adesão à base de Jerônimo. Mário Júnior também disse a este Política Livre que a tendência em Salvador é de apoio a Bruno Reis. Jornal da Chapada com informações do Política Livre