O atual prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSB), é um dos maiores defensores da causa educacional na região. Ele defendeu o protesto deste sábado (23), com estudantes e professores da região, pela implementação de um campus da Universidade Federal na Chapada Diamantina.
Anteriormente Joyuson chegou a sugerir a criação de uma Faculdade de Agronomia nas instalações da antiga EBDA em Utinga, demonstrando comprometimento com a educação na região chapadeira. De acordo com o gestor, Chapada Diamantina, apesar de sua riqueza natural e cultural, tem sido historicamente a última a receber benefícios regionais importantes.
“Isso se reflete em áreas cruciais, como a saúde, com hospitais regionais e policlínicas escassos, bem como no campo educacional, com promessas ainda não concretizadas, como a implantação de um campus do Instituto Federal da Bahia [IFBA] e a construção de complexos de barragens”, sinaliza o gestor.
Universidade Federal da Chapada Diamantina
A comunidade chapadeira tem erguido uma bandeira com força e determinação: a criação de uma Universidade Federal na região. Essa luta ganhou um novo capítulo quando um abaixo-assinado, contando com a adesão de todos os prefeitos e deputados locais, à exceção de Otto Filho, foi entregue ao então governador Rui Costa. “O envolvimento de todos os políticos e cidadãos, sejam chapadeiros ou não, é essencial para alcançar essa conquista há tanto tempo almejada.”, aponta Joyuson.
“Que a sensatez e a gratidão possa tocar o coração do presidente Lula no sentido de atender a um povo que, maciçamente, sempre o escolheu e acolheu e que dele espera reciprocidade, barragens e universidade”, finaliza o prefeito chapadeiro.
Jornal da Chapada