Presidente da UGT-BA e do Conselho Estadual Tripartite Paritário de Trabalho e Renda (Ceter), Marcelo Carvalho acompanhou, com entusiasmo, no domingo (8), a programação do Bahia Solidária – um conjunto de serviços e ações oferecidos pelo governo do Estado – no bairro do Calabar, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior, e dos secretários Deividson Magalhães (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Marcelo Werner (Segurança Pública) e André Joazeiro (Ciência e Tecnologia).
“Temos que elogiar as políticas afirmativas em curso, a importância de o Estado ocupar o espaço para não deixar brechas para o que vinha ocorrendo em relação à violência. Precisamos proteger o Calabar e a sua população, criar condições para que as políticas públicas afirmativas dos governos federal e estadual façam parte do dia a dia da comunidade, com mais saúde, educação e possibilidades de geração de emprego e renda, que garantam um futuro melhor para crianças e jovens. Temos lá dentro um posto do Sine e vamos através da Setre dar mais ênfase aos cursos de qualificação profissional”, informou Marcelo Carvalho.
Ainda segundo o dirigente sindical, o Calabar é um bairro com significado especial, pobre e carente, adjacente a um dos shoppings de elite da cidade do Salvador e a condomínios residenciais de alto padrão. “Um foco de resistência à especulação imobiliária e agora à violência provocada por grupos rivais. É um quilombo urbano que luta contra a exclusão social da própria cidade. Um lugar de mulheres fortes, como a capitã Aline, que cuida da base comunitária, de dona Lindaura, fundadora da primeira escola comunitária de Salvador, e de dona Francilei”, afirmou Marcelo Carvalho.