A situação no Vale do Capão, no município de Palmeiras, ainda apresenta desafios significativos para os animais. Defensores da causa relatam a ocorrência de um surto de cinomose na região chapadeira, resultando na perda de mais de 30 cães. Recentemente, a Secretaria de Saúde de Palmeiras emitiu uma nova declaração a respeito desse problema.
Em nota divulgada nesta terça-feira (17) a pasta apenas ressaltou a importância da vacinação. “A Secretaria de Saúde, bem como os Governos do Estado e Federal, não disponibiliza a vacina para a doença. Ela é encontrada somente em clínicas veterinárias e Pets, que também realizam avaliação do seu animal, com a presença do médico Veterinário”.
No entanto, a administração municipal optou por não levar em consideração o aviso de surto na cidade. Na manhã de quinta-feira (19), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou um comunicado adicional, no qual afirmou ter desenvolvido um plano de ação que será implementado nos próximos dias, visando avaliar a “verdadeira necessidade” de Palmeiras em relação a esse assunto.
Nota da SMS
“Dia 18 de outubro de 2023, tivemos reunião com o Núcleo Reginal de Saúde de Seabra, Divep, Cievs, entre outros órgãos competentes da Sesab, onde articulamos o manejo para a investigação dos casos de Cinomose ocorridos no Vale do Capão, no intuito de verificar a ocorrência de doenças nos animais, que causou a disseminação de informações na mídia e redes sociais”, disse nota.
“Contamos com a participação de Taís, ativista do Bichos do Capão, que é grande parceira nas ações da Secretaria de Saúde de Palmeiras. O grupo também estará presente nas atividades. Temos um plano de ação a ser executado que será implementado nos próximos dias, com vistas a detectar através dos técnicos competentes a real necessidade do nosso município”, acrescentou.
A nota ainda pontuou: “Sendo assim, estamos no aguardo das equipes que estarão presentes no nosso município, onde estaremos realizando um trabalho com seriedade para dar respostas à nossa população. A investigação ocorrerá para saber quais as doenças estão presentes, com diagnóstico diferencial dos sintomas ocorridos nos animais”.
“A SMS de Palmeiras irá agir dentro das prerrogativas técnicas e Veterinárias para que possamos oferecer serviços de qualidade a todos! Fique atento caso o seu cão apresente algum sintoma procure um veterinário”, finalizou. Jornal da Chapada com informações do BNews.
Leia também