A Câmara de Vereadores de Tanhaçu, na Chapada Diamantina, tomará uma medida histórica ao conduzir a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da história do município. O objetivo principal da CPI é investigar alegadas irregularidades na distribuição de kits humanitários realizada pelo prefeito João Francisco Santos (PP) no ano de 2021.
De acordo com informações do site Achei Sudoeste, a proposta da CPI recebeu a aprovação de 8 votos favoráveis contra apenas 1 voto contrário durante uma sessão da Câmara realizada na quinta-feira (26). A denúncia que motivou a criação da CPI foi apresentada pelo vereador Emilson Aguiar Silva (UB).
Os kits humanitários em questão tinham como objetivo auxiliar os moradores afetados pelas intensas chuvas ocorridas em 2021 na região chapadeira. Em resposta às alegações, o prefeito enviou um comunicado oficial explicando que a falta de entrega dos kits ocorreu devido a divergências nos registros das famílias que foram afetadas pelas chuvas. Jornal da Chapada com informações do site Achei Sudoeste.