Durante uma ação de monitoramento em uma área atingida por um incêndio no povoado de Iracema, em Andaraí, a guarnição de combate a incêndio florestal encontrou um mico desidratado dentro de um reservatório de água vazio, ao lado de outros animais mortos da mesma espécie, na última segunda-feira (30). O mico foi alimentado e levado até a unidade da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) da PMBA, em Lençóis.
“Ele estava bastante debilitado. Resgatamos com muito cuidado e em seguida já o hidratamos um pouco. Deixamos na Cippa para que possa receber tratamento adequado e consequentemente a plena recuperação. Infelizmente essa é uma realidade dos incêndios florestais. Por isso, durante toda ação de combate, fazemos em paralelo um trabalho preventivo com as comunidades locais”, frisa o sargento BM Adailton Dantas.
Os incêndios florestais, cada vez mais frequentes nas regiões da Chapada Diamantina, não apenas prejudicam a biodiversidade das áreas afetadas, mas também podem acarretar consequências sociais e econômicas significativas.
A população pode contribuir com o combate as chamas, evitando queimadas desnecessárias, denunciando atividades suspeitas de queimadas ilegais e evitando realizar atividades ao ar livre, como churrascos e trilhas, em dias de altas temperaturas e ventos fortes. Jornal da Chapada com informações do portal Notícia Livre.