Após o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), chamar o projeto do VLT de “novela”, foi a vez de o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticar a Prefeitura. Durante entrega de uma contenção de encostas no Alto do Peru, neste domingo (29), Jerônimo afirmou que os moradores do local pedem “o mínimo”, e que a gestão estadual vai cuidar dessas questões e dar “toda a atenção” para a região.
“Entristece ouvir o que ouvimos das lideranças comunitárias. Elas pedem o mínimo (a limpeza, higienização, uma ponte para que as pessoas possam atravessar esse córrego). Então nós vamos cuidar e trazer toda atenção para essa região”, declarou Jerônimo, acrescentando que o bairro é um dos trechos no percurso do VLT, e que qualquer projeto feito no local já irá contemporizar a passagem do modal.
A manifestação ocorreu um dia depois de uma plenária do PT confirmar a candidatura à Prefeitura do deputado estadual Robinson Almeida, motivo porque as críticas do governador à gestão Bruno Reis (União Brasil) foram consideradas como uma espécie de antecipação da campanha à sucessão municipal em Salvador. Ele estava acompanhado de Robinson e de outros pré-candidatos a prefeito em seu grupo.
Jerônimo também visitou a Feira Saúde Mais Perto, no Largo do Tanque, e determinou que a iniciativa, que estava prevista apenas para o domingo, permanecesse no local até o fim da tarde desta segunda-feira (30). Segundo ele, a visita ajudou a “controlar a quantidade de demanda na região”, o que classificou como algo “bom e ruim”, atribuindo a parte negativa à gestão municipal.
“É ruim porque se percebe que o atendimento da atenção básica em Salvador não está bom. Mas, por outro lado, a gente faz o gesto de ampliar mais um dia a Feira de Saúde no Largo do Tanque […]; um investimento de R$ 10 milhões, aproximadamente, entregando uma encosta grandiosa… Só quero apelar aqui que as comunidades reconheçam o esforço do Estado em proteger as encostas”, comentou, pontuando que uma nova encosta ainda será entregue na Baixa do Fiscal em torno de um ano e quatro meses.
“O que eu vi aqui hoje, junto com meus companheiros, meus pares, é um maltrato na cidade, um maltrato total. As encostas que nós fizemos sequer são limpas ‘de mato’, o que pode danificar as encostas e os investimentos feitos, então é fundamental que o poder Executivo Municipal faça a sua parte para poder zelar e cuidar das encostas”, continuou o governador. “A população está cuidando, eu tenho certeza disso. […] A Baixa do Fiscal merece um olhar, um zelo, e nós nos prometemos que vamos voltar aqui pra gente poder estudar com a comunidade e discutir com ela uma atenção especial pras área de lazer, cultura e serviço social”, concluiu Jerônimo. As informações são do site Política Livre.