O ministro da Justiça Flávio Dino precisou voltar às redes sociais nesta terça-feira (14) para rebater uma fake news criada pelo vereador paulistano do MBL, Fernando Holiday (PL-SP), que tentou pegar carona no factóide criado pelo jornal O Estado de S.Paulo sobre a visita de uma suposta líder do Comando Vermelho à pasta.
Nesta segunda-feira (13), após a divulgação da primeira reportagem do Estadão, Dino afirmou que “nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho”.
Luciane Barbosa Farias – esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, que seria um dos líderes do CV no Amazonas – esteve na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça acompanhando a ex-deputada estadual no Rio de Janeiro e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da ANACRIM-RJ, Janira Rocha (PSOL-RJ).
Elas foram recebidas pelo secretário Elias Vaz sobre demandas sobre investigações e problemas no sistema prisional e foram orientadas a procurar a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Nesta terça, Holiday publicou uma foto do ministro da Justiça com humorista cearense Vi Álvares nas redes com o texto Flávio Dino mentiu ao dizer que nunca se reuniu com a “dama do tráfico”. A sua posição está absolutamente insustentável. Se tivesse o mínimo de decência já deveria renunciar. #ForaDino”.
Alertado por seguidores, ele apagou a publicação, que mesmo assim viralizou em grupos da ultradireita fascista atrelados ao bolsonarismo.
“A mentira de hoje, continuando a canalhice de ontem, é que essa senhora do vídeo abaixo é uma criminosa com quem eu teria me reunido, o que é absolutamente falso, como afirmo desde ontem. Esses bandidos inventam essas calúnias para aglutinar gente da mesma espécie, a fim de praticar o mal. Vejam o desmentido da atriz e humorista, que recebe a minha solidariedade pessoal”, escreveu o ministro juntamente com um vídeo da humorista.
‘Agora estou na UTI do hospital do Rio Grande do Norte, com minha filha, hospitalizada, e os bolsonaristas fazendo isso aqui ó”, diz a humorista mostrando a publicação da foto dela com Dino. “Tá vendo aqui a maldade? Agora vocês vão ter que provar, viu?”, disse a artista, sinalizando que vai abrir processo contra os que estão propagando a fake news.
A mentira de hoje, continuando a canalhice de ontem, é que essa senhora do vídeo abaixo é uma criminosa com quem eu teria me reunido, o que é absolutamente falso, como afirmo desde ontem.
Esses bandidos inventam essas calúnias para aglutinar gente da mesma espécie, a fim de… pic.twitter.com/3Hfd5149wg— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 14, 2023
Nas redes, Dino também avisou que vai representar judicialmente contra todos os “autores das mentiras” e antecipou qual seria a próxima fake news que seria divulgada contra ele.
“Sim, irei processar os autores das mentiras. Aliás, fui avisado por um jornalista que a próxima “notícia jornalística” é que tenho ligações com o PCC. Então, vamos resumir os delírios: 1. Eu “interfiro” na Polícia Federal; 2. Eu, ao mesmo tempo, tenho “ligações” com o Comando Vermelho e com o PCC. Mas não há prova de nada, rigorosamente nada, então precisam de uma reunião que não existiu e de uma fraude com um vídeo. Daqui a pouco vão descobrir que sou mesmo um super-herói dos Vingadores. Além de criminosos, são ridículos”, escreveu. As informações são da Revista Fórum.