Durante uma sessão na Câmara Municipal de Iaçu, vereadores levantaram preocupações sobre a falta de transparência nos gastos da prefeitura, promessas não cumpridas pelo presidente da Câmara e despesas excessivas em uma reforma no plenário. A sessão ocorreu na última segunda-feira (13).
Na ocasião, o vereador Jodival Cunha (PMDB) denunciou a despesa de R$ 200 mil em uma reforma no plenário da Câmara Municipal. Visivelmente revoltado, o edil sugeriu que o valor destinado a reforma está muito acima da média para o tipo de obra.
“Em relação à reforma, buscamos transparência. Reconhecemos que houve uma licitação realizada de maneira legal, mas o que está em questão é o valor. Aqueles que entendem sobre obras sabem que é impossível gastar quase R$ 200 mil na reforma de um plenário como este”, disse o vereador.
Jodival também criticou o presidente da Câmara, José Cláudio Mascarenhas (PP), por uma promessa não cumprida. “Em dezembro do ano passado, eu perguntei por que Vossa Excelência não havia comprado um veículo para esta casa. Vossa Excelência respondeu que tinha recursos, mas não dispunha de tempo hábil para realizar a compra, prometendo realizar a compra em janeiro de 2023. No entanto, estamos agora em novembro de 2023, e Vossa Excelência não cumpriu a promessa”, disse o edil.
O vereador ainda alfinetou José Cláudio por não priorizar a compra de ambulância para a população de Iaçu. “Vossa Excelência diz que vai devolver dinheiro para o Executivo. Por que não comprar uma ambulância com esse recurso, em vez de devolver o valor? Deveria adquirir algo que seja de utilidade para o povo”, completou Jodival.
Ainda durante a sessão, o vereador Gilberto Fernandes (PMDB) externou sua revolta contra a administração do prefeito Nixon Duarte (PSD). “Senhor presidente, gostaria de fazer um apelo ao prefeito Nixon. Ele está fazendo aquela orla das três gameleiras para ‘cá’, e está esquecendo da limpeza da beira do rio. Custa mandar uma máquina fazer a limpeza da área?”, questionou o edil.
“Nosso rio está se acabando com tanto esgoto. O que custa fazer a limpeza da Várzea? E já que ele está fazendo aquela orla, deveria realizar uma limpeza geral. Eu fico triste com a situação do Rio Paraguaçu, que está se deteriorando”, finalizou o vereador.
Jornal da Chapada