Nesta quarta-feira (22), o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Polícia Militar, prendeu em flagrante, no município de Piatã, Jairo Cardoso Xavier, exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista, expondo diversas pessoas ao risco de transmissão de doenças e outras complicações.
No momento da autuação, os fiscais do CRO-BA, presenciaram Jairo Xavier atendendo pacientes no consultório odontológico, no qual há indícios de acobertamento do exercício ilegal por parte de um profissional inscrito na Autarquia.
Segundo o ilegal, ele não tem graduação em Odontologia, e o mesmo foi conduzido para a delegacia para lavratura dos procedimentos cabíveis. O estabelecimento também não possui alvarás de funcionamento e da Vigilância Sanitária, sendo interditado pela Autarquia.
O CRO-BA alerta a população sobre o atendimento com falsos dentistas, que podem trazer vários riscos a saúde, ainda chama a atenção para uma legislação mais severa para quem atua como ilegal.
O falso dentista vai responder pelo exercício ilegal da profissão da Odontologia e se condenado pode pegar de seis meses a dois anos de prisão. Sobre o profissional que acoberta o exercício ilegal deve sofrer penalidades estabelecidas pelo Código de Ética Odontológica.