A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), compartilhou informações sobre a situação atual dos incêndios em Passagem Velha e Caixa D’agua durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Ela fez um apelo à população para auxiliar no combate às chamas e expressou críticas ao líder da extinta Brigada de Morro do Chapéu, Jaime Matos. O vídeo foi divulgado na última quinta-feira (30).
Durante a transmissão ao vivo, a prefeita expressou preocupação com os incêndios de grandes proporções que estão se aproximando de casas e fez um apelo à população. “A situação é muito grave. Já mandamos subir as máquinas para fazer aceiros. Estamos precisando de brigadistas voluntários. Qualquer pessoa que tenha experiência no combate a incêndios pode ajudar neste momento difícil”, destacou a Juliana.
Ainda em vídeo, a gestora criticou a atitude de Jaime Matos, um dos integrantes da antiga Brigada de Morro do Chapéu, alegando que ele se recusou a entregar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estão sob sua responsabilidade. “Falei que, se não deseja atuar contra os incêndios, pelo menos forneça os materiais para aqueles que estão no combate, mas ele afirmou que já devolveu os equipamentos, informação negada pelo Inema”, ressaltou Juliana.
O presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC), Lucas Cortes, também teceu críticas ao membro da antiga brigada. “Jaime possui material para suprir as necessidades de pelo menos quarenta brigadistas, mas se recusa a entregar os itens de proteção para os guerreiros que enfrentam esses incêndios devastadores”, salienta Lucas.
Incêndios preocupam população em Morro do Chapéu
Desde a última quarta-feira (29), incêndios de grandes proporções têm assolado os bairros de Caixa D’água e Passagem Velha. Os moradores dessas localidades já expressam preocupação com a proximidade das chamas de suas casas, e alguns deles relatam dificuldades respiratórias devido à inalação da fumaça tóxica.
No momento, a Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC) e brigadistas da região atuam no combate às chamas, que, segundo relatos de autoridades, foram provocadas por ações irresponsáveis e criminosas, como queimadas para renovação de pastos.
Além de Morro do Chapéu, nos últimos dias, incêndios florestais atingiram também os municípios de Abaíra, Lençóis e Barra da Estiva. A população pode contribuir no combate aos incêndios florestais denunciando queimadas ilegais, evitando acender fogueiras, bem como descartar maços de cigarro em áreas arborizadas.
Jornal da Chapada