A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA deflagraram, nesta quinta-feira (7), a Operação El Patron, cujo objetivo é desarticular uma estruturada e sofisticada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, atuante em Feira de Santana e cidades circunvizinhas.
O principal alvo, conforme a fonte do Informe Baiano, é o deputado estadual Binho Galinha. Ele é apontado como chefe da organização criminosa. A fonte do IB revelou que um dos mandados foi cumprido na casa do parlamentar. Os policiais federais também estiveram nas lojas de comércio dele.
Na ocasião, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas, em cumprimento à decisão do Juízo da 1o Vara Criminal de Feira de Santana/BA.
Segundo informações, participaram da operação 200 policiais federais e estaduais, além de 15 Auditores-Fiscais da Receita Federal e 6 Analistas Tributários.Jornal da Chapada com informações do portal Informe Baiano.