O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), se juntou aos comerciantes da comunidade do Alto Vermelho em um ato de resistência contra a destruição de barracas por retroescavadeira na localidade. A ação, autorizada pela Procuradoria Geral do Estado, teve início na última terça-feira (19).
Ao lado do vice-prefeito Davi dos Anjos e de integrantes da comunidade, Ricardo Mascarenhas ressaltou que não esperava ver a operação sendo realizada antes de um diálogo amplo com a prefeitura. Ele garantiu aos moradores locais que sua gestão já estuda um caminho viável para que aqueles prejudicados pela ação tenham um novo espaço para trabalhar.
Nas redes sociais, Ricardo Mascarenhas questionou a legalidade da operação, visto que a Prefeitura de Itaberaba não foi informada com antecedência. “Por que não negociaram antes com a prefeitura pra achar uma medida que a justiça determinou? Não se pode chegar com uma ordem judicial sem acordo e mexer com a vida humana. Que mundo estamos?”, escreveu o prefeito.
Ainda na publicação, o gestor agradeceu o empenho do deputado Josias Gomes (PT), que esteve a frente das negociações contra a destruição das barracas. “Deixo aqui o meu agradecimento a Josias Gomes, que intercedeu para que exista um diálogo direto com a Secretaria de Infraestrutura do Estado para construir um novo caminho”, frisa o Mascarenhas.
Os trabalhadores da localidade manifestam indignação diante do início da operação, ocorrido próximo ao Natal, sem uma justificativa plausível por parte das autoridades. Grande parte deles são comerciantes ligados à agricultura familiar e enfrentam dificuldades financeiras que os impossibilitam de construir novos empreendimentos na região.
Jornal da Chapada