Pela primeira vez no Brasil, visitantes da Galeria Soar, em Lençóis, na Bahia, poderão conhecer as obras da artista Hannah Frank, uma mulher pioneira, de Glasgow, Escócia. Ela viveu 100 anos e teve uma longa carreira quebrando preconceitos e barreiras, e pavimentando o caminho da arte contemporânea em seu país. A exposição será aberta no dia 23 de dezembro, às 20h com a presença da sobrinha da artista e produtora inglesa, Fiona Frank, e do artista Artur Soar. Serão exibidas 9 obras da artista em nanquim.
Para o artista Artur Soar, “ o mistério entre a luz e a sombra é uma linha tênue como um desenho preto sobre branco. As curvas dos traços de Hanna suavizam as tensões do quadrante onde as visões criativas interagem entre flores e olhares em uma elegância por vezes melancólica, cheia de um sentido enigmático e encantador”.
Hannah estudou na Escola de Artes da Universidade de Glasgow, de 1926 a 1930, época em que era muito incomum para uma mulher judia fazer isso. Ainda estudante, foi premiada com a obra ‘Sorcery’ (Feitiçaria) em 1929, e foi vencedora do prêmio James McBey com gravura em madeira, em 1934.
Em 1952 ela se tornou escultora, estudando com Benno Schotz. Seus desenhos e esculturas foram expostos por 49 anos consecutivos no Instituto Real de Glasgow e na Academia Real.Nos anos 1960 muitos estudantes escoceses tinham uma gravura de Hannah Frank na parede dos seus apartamentos. Depois, o trabalho dela tornou-se menos conhecido até que, nos anos 2000, sua sobrinha e curadora, Fiona Frank, abraçou a missão de ajudar Hannah a ‘deixar suas pegadas nas areias do tempo`, nas palavras de Longfellow.
Isso resultou no ressurgimento do interesse pelo trabalho de Hannah Frank que percorreu todo o Reino Unido e Estados Unidos e culminou com uma exposição de retrospectiva na capela da Universidade de Glasgow, em 2008. Hannah morreu quatro meses depois dessa exposição e, em 2009, recebeu os prêmios Glasgow City Council’s Lord Provost’s award for Art e o título de doutora honoris causa da Universidade de Glasgow.
A premiada cineasta Sarah Thomas assina o filme ´Hannah Frank: uma centelha divina´ que tem no elenco sua sobrinha Fiona, as sobrinhas netas Jen Rankin e Barbara Spevak e está disponível no Youtube com legendas em português: https://youtu.be/5U42XfPTNnA?si=AHpcaDZM_3CXSIV1.
Sobre a Galeria Soar
A Galeria de Arte Soar é um espaço de arte e cultura da cidade de Lençóis aberto em 2021 para difusão da obra do artista visual Artur Soar. O artista formou-se pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde se desenvolveu na técnica de gravura. Em sua pós-graduação, pesquisa o uso de rochas da Chapada Diamantina como matriz de xilogravura.
O local também é um ambiente onde o Artur, que além de artista visual é músico e compositor, promove o Sarau Boca da Noite reunindo músicos, poetas e cantores de Lençóis e visitantes. As informações são de assessoria.