O combate ao trabalho infantil e a promoção da acessibilidade terão atuações de todos os dias no Festival Virada Salvador 2024, promovido pela Prefeitura a partir desta quinta (28) até segunda-feira (1º), na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) vai realizar operações especiais, através da campanha Criança Não é Mão de Obra, e também com técnicos para assistir pessoas com deficiência no Mirante Acessível.
“Um grupo formado por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e pessoal de apoio realizará, diariamente, busca ativa para identificar e cadastrar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e outras violações de direitos, além de realizar os devidos encaminhamentos em articulação com a Rede e o Sistema de Garantia de Direitos. Afinal, essa conscientização é mais do que necessária”, frisou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
De forma a garantir a inserção dessas crianças, adolescentes e suas famílias cadastradas na rede socioassistencial e nas demais políticas públicas na perspectiva de preservar seus direitos, os técnicos da Sempre realizam orientação para retorno ao lar, ou encaminhamentos para o Centro de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac) – gerido pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidades de saúde e Unidades de Acolhimento Institucional, dentre outros serviços socioassistenciais.
Aliado a isso, outros pontos da cidade também receberão reforços. “Em bairros onde são realizados festejos, a exemplo da Barra, serão realizadas intervenções para dar encaminhamentos para população identificada em situações de vulnerabilidade, como uso de álcool e outras drogas, em exercício de atividades laborais como vendedores, catadores de materiais recicláveis, pedinte, mendicância e situação de rua. Tudo isso, de forma a não deixar permitir que nossas crianças e adolescentes sejam utilizados em atividades impróprias à sua idade, tendo o direito de ser criança violado”, completou o gestor.
Mirante Acessível
A inclusão e a democratização também estarão assegurados durante o Virada Salvador. Em mais um ano, a Prefeitura, por meio da Sempre, proporciona o Mirante Acessível, direcionado às pessoas com deficiência, na Arena Daniela Mercury.
Cada pessoa terá direito a um acompanhante, com idade superior a 18 anos e pode se inscrever através do site da Sempre, via link miranteacessivel.salvador.ba.gov.br . Uma equipe formada por audiodescritores, intérpretes de libras, guias de acessibilidade com especialização em Transtorno do Espectro Autista, deficiência visual e deficiências múltiplas estará lotada no espaço à disposição para auxiliar em qualquer demanda que possa vir a surgir durante o evento.
“Proporcionamos um espaço para que as pessoas com deficiência possam aproveitar a festa, de forma que elas tenham um espaço coberto, equipe capacitada para recepcioná-las e sanitário acessível. Ou seja, uma estrutura adequada para assistir aos shows com conforto e tranquilidade, garantindo assim a inclusão”, finalizou Magalhães. As informações são do site Bahia Notícias.