A prefeitura de Rio de Contas comunicou a contenção do extenso incêndio florestal que afetava o município desde 23 de dezembro. O fogo havia se propagado rapidamente, atingindo uma vasta vegetação entre os distritos de Mato Grosso e Arapiranga, bem como uma área de plantação de manga e café.
Conforme informações do Portal FM, o combate às chamas recebeu o suporte das Brigadas Voluntárias Gaviões da Chapada, do Gasa (Guardiões Ambientais da Serra das Almas), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e de uma aeronave do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
Nilo Pereira, Secretário Municipal de Meio Ambiente, declarou que, embora a causa do incêndio ainda seja desconhecida, os órgãos competentes realizarão uma investigação detalhada. Ele assegurou que serão adotadas as medidas necessárias para responsabilizar aqueles que foram responsáveis pelo incêndio.
As altas temperaturas e as queimadas ilegais têm contribuído para o surgimento de focos de incêndio em diversas regiões da Chapada Diamantina. Somente nos últimos meses, incêndios de grandes proporções foram identificados nos municípios de Barra da Estiva, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê e Jacobina.
Jornal da Chapada