Profissionais de saúde participaram de uma atividade educativa em Morro do Chapéu com foco na conscientização e combate à hanseníase. Realizada na última terça-feira (23), a palestra contou com a presença dos usuários cadastrados na Unidade de Saúde da Família (USF) Mãe Baia, na comunidade de Ouricuri.
Durante o evento, os profissionais de saúde enfatizaram a relevância do diagnóstico precoce da hanseníase, destacando que quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de cura, bem como a prevenção de possíveis sequelas. Além disso, ressaltaram a importância de conscientizar não apenas o paciente, mas também seus amigos e familiares, sobre os sinais e sintomas da doença.
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A enfermidade afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, mucosas do trato respiratório superior e olhos dos indivíduos acometidos pela doença.
É essencial realizar exames clínicos e dermatoneurológicos para identificar precocemente a hanseníase, visto que o tratamento precoce pode evitar danos irreversíveis, como incapacidades físicas e deformidades, além de interromper a transmissão da doença para outras pessoas, contribuindo significativamente para o controle da enfermidade.
Jornal da Chapada