A dentista e pré-candidata pelo PT à prefeitura de Jacobina, Mariana Oliveira anunciou a renúncia da presidência municipal da sigla e a desfiliação do ninho petista. Entretanto, ela ressaltou que não desistiu de disputar as eleições municipais e garantiu que se filiará a outro partido da base do governador Jerônimo Rodrigues.
Mariana deixou o Partido dos Trabalhadores após perder a disputa interna na federação composta pelo partido, PCdoB e PV. A federação decidiu apoiar a reeleição do prefeito Tiago Dias (PCdoB) no município, apesar das críticas de aliados e da má avaliação do gestor. Essa decisão se deve a um dos critérios definidos pelo grupo, que se baseia em apoiar candidatos que buscam a reeleição.
A pré-candidata à prefeitura de Jacobina já vinha dando indícios de que sairia da sigla, mantendo diálogos com integrantes do Avante, presidido na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Tudo indica que Mariana deve ingressar no PSB, assumindo uma posição secundária como apoio do executivo estadual em Jacobina na disputa eleitoral.
“Foi uma decisão difícil para mim. Mas eu entendi que o projeto coletivo para Jacobina neste momento deve estar acima de questões individuais ou partidárias. Sou pré-candidata e meu nome estará à disposição”, ressaltou Mariana.
Mariana, que liderou o PT no município por quatro anos, ressaltou ainda que seguirá em sua trajetória política, mantendo diálogos com diferentes forças políticas e desenvolvendo um programa de governo participativo e democrático. Jornal da Chapada com informações do portal Política Livre.