Com mais de 150 milhões de mudas plantadas e monitoradas, o Quênia, país do leste africano, vem se destacando mundialmente por ações de reflorestamento em larga escala. Com o objetivo de trocar experiências sobre o assunto, uma comitiva formada pelo embaixador Lemarron Kaanto e o segundo conselheiro Robert Lanyasunya foi recebida pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins.
Durante o encontro, que aconteceu na sede da Secretaria na tarde desta quarta-feira (14), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o gestor da pasta ambiental apresentou ações do Governo sobre o tema, incluindo a compensação de CO2 gerado durante o Carnaval de Salvador, que será feita com o plantio de 100 mil mudas em 65 hectares de área degradada na Bahia ao longo do ano.
De acordo com o secretário, esse encontro não poderia ter ocorrido em momento melhor, tendo em vista a divulgação do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) elaborado durante o Carnaval, que apontou que durante os sete dias de folia foram emitidas mais de 30 mil toneladas de CO2. “O documento divulgado na quarta-feira de cinzas (14) nos deu a dimensão de quantos GEE produzimos e a necessidade de compensação. Essa é a parte mais importante para implementarmos ações mais eficientes. Diante desses números, o nosso compromisso é plantar 100 mil mudas em 65 hectares de área degradada na Bahia ao longo do ano”, destacou Eduardo Sodré.
A estimativa levantada pelo inventário do GEE levou em consideração o aumento do fluxo de aviões chegando e saindo da cidade, o deslocamento dentro da cidade dos turistas (internacionais, nacionais e do interior do Estado), dos soteropolitanos e dos trabalhadores nos dias da festa; a geração de toneladas de resíduos sólidos e efluentes líquidos, além do elevado consumo de energia nos camarotes, hotéis e demais estruturas da cidade.
O secretário também ressaltou que diante dessa visita de cortesia podem surgir grandes parcerias com o Quênia, principalmente no que diz respeito a soluções tecnológicas. “Muitas coisas nos unem ao país africano, não só as questões culturais, mas também a similaridade territorial e climática. A intenção é estabelecermos uma parceria para trocar experiências, principalmente no replantio e monitoramento”, enfatizou.
Já o embaixador, Lemarron Kaanto, apontou que o sucesso do projeto vem do engajamento da sociedade e da introdução de um aplicativo de monitoramento da área replantada no país. “Quando envolvemos a população, mostramos a diferença entre falar e agir. Já plantamos 150 milhões de árvores e até criamos um feriado nacional, no dia 13 de novembro, para que a população possa se empenhar no propósito”, concluiu.
Também estiveram presentes no encontro o chefe de Gabinete da Sema, André Ferraro; o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto; a coordenadora de Gestão dos Fundos da Sema, Maiana Pitombo; o coordenador executivo de Ações Estratégicas, Luiz Araújo; o assessor da Sema, Pedro Tojo, e a assessora de Relações Institucionais, Elisa Portella. As informações são de assessoria.