A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou para o quadro de epidemia da dengue vivido pelo Brasil, com mais de 1 milhão de casos registrados no mais e 214 mortes. Outros 687 ainda estão em investigação para saber se a causa da morte foi causada pelo aedes aegypti. O nordeste, ponderou Trindade, ainda tem menor incidência de infestação do mosquito, comparado com outras regiões. Nísia Trindade informou, em entrevista, durante a entrega do Hospital Ortopédico em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que a Bahia não vive una epidemia da doença. Ela também adiantou que o ministério da saúde desenvolveu um plano para enfrentar o quadro nacional, que traz preocupação.
“O Brasil teve um aumento explosivo no início deste ano em algumas regiões, a região nordeste ainda é uma região de menor incidência e mesmo o estado da Bahia felizmente não está numa situação de epidemia, é importante dizer isso, mas os números gerais do Brasil apontam, como eu já disse aqui, para um quadro de preocupação sim e de emergência em estados e municípios”, alertou.
“Aqui no Brasil houve uma ação séria discutida, pactuada com o Ministério da Saúde de definição de um plano de contingência, esse plano tem de intensificar o combate aos focos, que foi uma das questões centrais no dia a dia, até o trabalho fortalecido dos agentes de endemia, reforçando todo o trabalho de combate às larvas do aedes aegypti e, além disso, a organização da rede de assistência desde a atenção primária até os hospitais”, declarou. As informações são do site Classe Política.
ASSISTA O VÍDEO: