O governador Jerônimo Rodrigues (PT) avaliou como “inovadora”, nesta quinta-feira (14), a engenharia das escolas de tempo integral que têm sido inauguradas pelo governo da Bahia desde 2022. De acordo com ele, a intenção é atender às expectativas de professores e alunos, tornando inclusivos esses espaços educacionais.
“O padrão da engenharia é muito inovador. E os equipamentos que nelas [nas escolas] existem conseguem fazer uma escola inclusiva. Ela atende à demanda de esportes; à demanda de cultura; à demanda da alimentação; à demanda do conforto para o professor e para os estudantes, com salas de aula largas, grandes, com boa ventilação e iluminação, mas com ar condicionado”, descreveu o governador.
Quando o atual modelo de escola de tempo integral começou a ser implantado, Jerônimo era o secretário estadual da Educação, tendo sido o responsável por construir a ideia, que tem se espalhado por todo o estado durante seu governo. Segundo ele, havia a intenção de priorizar as unidades de ensino médio frente às universidades, que em breve também receberão investimentos.
“Nós, que somos professores da universidade, nem nas universidades não temos todas as salas climatizadas. E nós vamos chegar nisso. Nós vamos colocar também ar condicionado nas universidades. Nós precisamos nisso”, prometeu Jerônimo.
“Alguém pode dizer: ‘inverteu, foi? Vocês começaram fazendo isso pelas escolas do ensino médio, ao invés das universidades?’ Foi. Nós queríamos que todas as escolas tivessem isso. E tem um detalhe: a gente sempre costuma comparar as nossas escolas públicas, quando são bem feitas, dizendo que parecem com escolas privadas. Pois, na Bahia, nós vamos mudar essa conversa”, concluiu. As informações são do site Classe Política.