A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), em conversa com a imprensa na última quinta-feira (14), explicitou a condição para ser candidata ao Senado ou escolher disputar nova vaga na Câmara dos Deputados em 2026: o senador Jaques Wagner escolher não disputar a reeleição.
“Eu tenho um compromisso com uma pessoa chamada Jaques Wagner. Se Jaques Wagner quiser voltar a ser senador, ele é o meu candidato […] ele é um dos melhores quadros para estar jundo com Lula numa reeleição de Lula; então se Wagner voltar a ser [candidato a] senador, eu não serei candidata. Eu apoiarei mais uma vez meu senador Jaques Wagner”, declarou a petista, durante sessão especial na Assembleia Legislativa em celebração aos 44 anos do PT.
Mas a prefeita ponderou: “Agora, se ele não for… ele já me procurou uma vez dizendo que, se ele não fosse, ele gostaria muito que eu trabalhasse para a gente ter a vitória desta vaga dele. Mas tudo passa também pela eleição de Jerônimo, a reeleição de Jerônimo. É claro [que] eu sou de projeto; sempre fui de projeto e estarei à disposição do projeto”.
Moema, que foi a primeira deputada federal eleita pelo PT da Bahia, disse que seria candidata. “Eu posso me candidatar de novo a ser deputada federal. Mas só vou fazer isso se estiver dentro de um projeto coletivo e com o apoio, obviamente, do meu partido”, destacou. Jornal da Chapada com informações do portal BNews.