Uma viagem feita pelo atual prefeito de Mata de São João, Agostinho Neto (Bira), e seu secretário municipal de Turismo, Alexandre Rossi, vai ser investigada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
A viagem em questão ocorreu entre 3 e 5 de outubro do ano passado para Paris, onde Bira e Rossi participariam da Feira de Turismo, “IFTM Top Resa”. No entanto, os dois acabaram ficando uma semana a mais do que o previsto e custando R$73.709,52 aos cofres públicos em passagens e diárias.
Além do tempo a mais na capital francesa, o prefeito e o secretário não apresentaram comprovação das atividades realizadas na Europa, especialmente quanto a passagem por Madri (capital da Espanha), depois do termino da feria de turismo.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Mata de São João a ida do prefeito e do secretário a Paris “teve como principal objetivo promover o município como um destino turístico de relevância internacional, visando atrair investimentos e turistas, o que diretamente contribui para o desenvolvimento econômico local”.
Em relação a ida para Madrid, a prefeitura de Mata de São João alega ter ocorrido para “estabelecer parcerias estratégicas com a OEI e a Fundação Santillana, com foco em projetos de sustentabilidade e educação”.
Ainda segundo a nota, a prefeitura ainda reitera o seu “compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal”. “Todos os gastos relacionados à participação nestes eventos internacionais foram rigorosamente planejados e estão de acordo com os objetivos de desenvolvimento turístico e econômico do município”. As informações são do site Bnews.