Depois de mais de 30 dias afastado da Bahia, o líder do União Brasil na Câmara Federal, deputado Elmar Nascimento, voltou a pisar em solo baiano para participar, na última quinta-feira (21), do ato de filiação da prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, ao PDT. Ao final do evento, ele conversou com exclusividade com o Política Livre sobre temas da política nacional e local.
Elmar defendeu que o próprio presidente da Câmara Federal seja um baiano, e pregou, caso tenha a candidatura confirmada para a sucessão do presidente Arthur Lira (PP-AL), que haja um entendimento com o outro parlamentar do Estado de olho na vaga: Antônio Brito (PSD). “Podemos sentar com Antônio Brito e discutir que deve ser candidato aquele que reunir o maior número de apoiadores”.
O líder baiano falou ainda sobre as relações com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Elmar afirmou, inclusive, que o União Brasil pode apoiar a reeleição do petista em 2026. Sobre a Bahia, o deputado fez elogios ao “trato pessoal” do governador Jerônimo Rodrigues (PT), porém salientou que uma nova candidatura do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) ao Palácio de Ondina é um caminho natural.
Elmar Nascimento garantiu ainda que não vai interferir na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, onde o adversário político Adolfo Menezes (PSD) pretende tentar, em fevereiro de 2025, uma segunda reeleição para o comando da Casa. Entretanto, o líder do União Brasil deixou clara a posição contrária à recondução por, segundo ele, questão de princípio. Jornal da Chapada com informações do portal Política Livre.