Um homem suspeito de liderar uma organização criminosa atuante em Salvador, Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza foi preso no município de São João do Manhuaçu, em Minas Gerais, na noite de segunda-feira (25). O preso era o ‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime e um dos alvos prioritários da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Identificado como Eric Santana Mota, ele foi detido em uma ação conjunta de inteligência entre as Polícias Civil da Bahia e de Minas, como parte da Operação Argus. Durante a abordagem, o suspeito tentou ludibriar os agentes apresentando um documento de identidade falso. No entanto, acabou sendo conduzido para a 6ª Delegacia Regional de Manhuaçu.
As investigações apontam que Eric exercia o papel de líder em uma organização criminosa, com atuação tanto na capital baiana quanto na Chapada Diamantina. Diante disso, ele foi formalmente indiciado por associação criminosa, homicídio e tráfico de drogas.
Após sua localização, o suspeito passou por exame de corpo de delito e segue sob custódia em Minas Gerais, aguardando ação judicial, e permanecerá lá até ser transferido para o sistema prisional. O caso marca a 35ª captura realizada durante a Operação Argus, que foi iniciada em 2021 com o objetivo de cumprir mandados de prisão.
Na ação conjunta, participaram as equipes da Agência de Inteligência e da Coordenação de Operações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), juntamente com os integrantes do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas da Polícia Civil de Minas Gerais. Jornal da Chapada com informações do portal Bahia.ba.