A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PDT), marcou presença na cerimônia de inauguração do Complexo Eólico Aroeira (348 MW) em Umburanas, ocorrida na última sexta-feira (5). Com um investimento aproximado de R$ 2,1 bilhões, o empreendimento terá capacidade para gerar 1.800 GWh por ano, o que corresponde à energia necessária para abastecer cerca de 849 mil residências.
Durante o evento, que reuniu empresários e autoridades da região da Chapada Diamantina, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou a importância do complexo para o desenvolvimento socioeconômico na região. “Esse é mais um importante avanço em direção a uma Bahia mais verde, que se desenvolve de maneira sustentável, gerando emprego, renda e fortalecendo as parcerias e esforços junto ao setor empresarial e ao governo federal. O trabalho continua!”, frisou.
Em entrevista ao Jornal da Chapada, prefeita Juliana Araújo comemorou a instalação do empreendimento na região chapadeira. “Só temos motivos para celebrar a chegada da revolução da energia sustentável ao nosso município com a inauguração deste complexo eólico. Daqui para frente, o objetivo será sempre aliar o desenvolvimento de Morro do Chapéu ao que há de mais moderno e ecologicamente correto”, salientou a gestora.
Conforme anunciado pela empresa responsável pela Instalação do Complexo Eólico, a Enel Green Power Brasil, a produção de energia da planta tem o potencial de evitar a emissão de 757 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Ao todo, são 81 aerogeradores conectados à Subestação Ourolândia II por meio de uma linha de transmissão de 18,5 quilômetros.
O complexo abrange os municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, e visa transformar a energia cinética dos ventos em energia mecânica e, subsequentemente, em energia elétrica. Essa forma de energia ajuda a diminuir a dependência de fontes não renováveis, como os combustíveis fósseis, e a mitigar os impactos ambientais ligados à geração de energia.
Jornal da Chapada