A direção do Hospital Oeste, em Barreiras, e a Secretaria de Saúde do Estado emitiram uma nota à imprensa lamentando a invasão do deputado estadual Leandro de Jesus (PL) às dependências da unidade de saúde. Na última segunda-feira (22), o parlamentar assustou pacientes e profissionais de saúde ao pular o muro do hospital, alegando estar cumprindo seu papel de fiscalização.
“Embora seja relevante que os parlamentares realizem sua função de legislar e fiscalizar, é essencial que isso ocorra dentro das normas e regulamentações estabelecidas para garantir a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas. Hospitais têm políticas claras de acesso para proteger pacientes, funcionários e visitantes”, diz um trecho da nota.
O trecho da nota menciona as regras do hospital desrespeitadas pelo parlamentar, que incluem horários de visitação pré-estabelecidos, identificação para acesso controlado às áreas do hospital, medidas de segurança para manter a ordem e prevenir incidentes, políticas de acompanhantes para regular o número de pessoas em áreas críticas, como centro cirúrgico, UTIs e oncologia, controle de infecção e restrição de áreas específicas para proteger os pacientes.
No documento, a direção do Hospital Oeste destacou os potenciais riscos que a invasão do parlamentar representou para os pacientes, profissionais de saúde e funcionários do hospital, e ressaltou seus esforços para que o lamentável episódio não se repita na unidade.
“Essas regras existem para manter um ambiente seguro e propício ao cuidado dos pacientes. A conduta do deputado Leandro de Jesus, ao tentar invadir o hospital sem seguir os procedimentos adequados, é inaceitável e coloca em risco a segurança e o bem-estar de todos no hospital. Reforçamos nosso compromisso com a segurança para garantir que episódios como esse não se repitam”, conclui a nota.
Entenda o caso
Apesar de ter sido orientado pela direção do hospital Oeste sobre as diretrizes sanitárias e regras de acesso a instituições de saúde, o deputado estadual Leandro de Jesus descumpriu o regulamento ao pular o muro que dá acesso ao local onde será implementado o serviço de radioterapia. No entanto, a segurança do hospital conseguiu impedir o acesso do parlamentar ao interior da unidade.
Em um vídeo gravado por funcionários do hospital, é possível observar o momento em que o parlamentar, sem demonstrar preocupação por estar descumprindo uma regra, salta o muro e consegue entrar na unidade de saúde. Toda a invasão ocorreu rapidamente, dificultando qualquer tentativa de impedimento por parte dos presentes.
Através de uma nota enviada à imprensa, o deputado estadual Leandro de Jesus afirmou que tentou adentrar a unidade de forma regular, mas, ao ser impedido, decidiu pular o muro do hospital com o objetivo de demonstrar que a unidade permanece sem funcionamento, apesar de ter sido inaugurada pelo governo do estado em 2022.
Jornal da Chapada