A megalicitação vinculada a área de comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve como uma das vencedoras a empresa baiana Usina Digital. Diretamente ligada ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), a empresa é comandada por Alexandre Augusto, publicitário com vasta atuação na capital baiana.
Em resultado divulgado na última quarta-feira (24), Lula empenhou R$ 197 milhões no pacote, buscando “combater fake news”. Ao todo, foram quatro empresas selecionadas para a atuação nos serviços, onde, além da Usina Digital, as agências Moringa, BRMais e Área Comunicação também foram selecionadas.
Alexandre Augusto já foi funcionário da Propeg onde virou vice-presidente da empresa. Logo após, passou a ser responsável pela produção das campanhas de ACM Neto. Inclusive, Augusto foi “autor” pela primeira campanha de do ex-prefeito na disputa pela prefeitura de Salvador. Neto teria sido um dos “incentivadores” para a “guinada” de Augusto no novo “campo de atuação”, voltado para a política.
Os contratos licitados terão duração de um ano e podem ser prorrogados. O valor da licitação é global para as quatro empresas e será distribuído sob demanda, sendo realizada uma seleção interna para prestação dos serviços, segundo o governo federal.
ATUAÇÃO NA LICITAÇÂO
O governo federal indicou também que as empresas selecionadas vão planejar, desenvolver e implementar soluções de comunicação digital, bem como realizar moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais, criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos e a implementação de formas inovadoras de comunicação.
O edital revela ainda que a contratação “tem como objetivo o atendimento ao princípio da publicidade e ao direito à informação, por meio de ações de comunicação digital que visam difundir ideias e princípios, posicionar instituições e programas, disseminar iniciativas e políticas públicas, informar e orientar o público em geral”. As informações são do site Bahia Noticias.