Para tentar melhorar a popularidade de Lula (PT), uma “megalicitação” na área de comunicação promovida pelo Governo Federal foi concluida nesta semana. No pleito, quatro agências ganharam a licitação, entre elas, uma empresa baiana, a Usina Digital, comandada por Alexandre Augusto, publicitário com atuação no mercado em Salvador, inclusive, na gestão do prefeito Bruno Reis. Também foram vencedoras a Área Comunicação, Moringa L2W3 e o Consórcio BR e Tal, composto pela BRMais e a Digi&Tal.
Ao todo, serão usados R$ 197 milhões para “combater fake news”. Esse valor será partilhado pelas quatro agências supracitadas que concorreram com outras 20 empresas. Cada agência deve embolsar cerca de R$ 49 milhões cada por contratos com duração de um ano, que podem ser prorrogados.
De acordo com dados do Portal da Transparência, entre as cinco agências, duas nunca firmaram contratos com o governo federal. A única agência que tem um histórico de contratos com órgãos federais é a BRMais, que já recebeu R$ 145 milhões por serviços prestados à União. As empresas Moringa L2W3 e Digi&Tal receberam cerca de R$ 202 mil e R$ 94 mil do governo federal, respectivamente. Já a Usina Digital e a Área Comunicação venceram a licitação pela primeira vez. As informações são do site Bnews.