O Festival de Salvaguarda de Literatura de Cordel em Lençóis foi marcado por mesas temáticas e celebrações da cultura popular e da literatura nordestina. O evento, realizado de 26 a 28 de abril, contou com a presença de representantes do IPHAN, do IPAC, de cordelistas, poetas e amantes da literatura de cordel.
O evento teve início na última sexta-feira (26), no Centro Educacional Renato Pereira Viana (CERPV), com duas oficinas de literatura de cordel. A primeira, direcionada aos professores, foi conduzida pelos oficineiros Ulisses Ângelo e Zeca Pereira. A segunda, voltada para os alunos, foi ministrada por Juliana Maciel e Suely Valeriano.
No mesmo dia, na Casa Afrânio Peixoto, foi realizada uma programação especial com o tema ‘Cordel: Educação e Transmissão de Saberes’, além de uma mesa temática, que destacou a importância do fomento e da transmissão de saberes e da cultura popular.
No sábado (27), na Casa Afrânio Peixoto, o público teve a oportunidade de participar de um Coffee Break às 8h30, seguido por uma Roda de Versos às 9h. Além disso, estava programada uma Mesa Temática com o tema ‘Entre Versos e Rimas: Reflexões e Desafios para o Plano de Salvaguarda de Literatura de Cordel’.
No domingo (28), dia de encerramento do evento, o público pôde prestigiar uma Cerimônia de Premiação dos vencedores do Concurso de Feira de Folhetos do Cordel, seguida por uma feira de Folhetos e apresentação musical. Na Galeria Solar, foi realizada uma visita guiada.
Na Casa do Patrimônio, a Oficina de Xilogravura, sob o comando da oficineira Mestre Laurinha, proporcionou um espaço para o público aprender um pouco mais sobre a técnica de impressão em relevo. Em seguida, um Coffee Break marcou o encerramento do festival, proporcionando um momento de confraternização entre os participantes e organizadores.
Em contato com a equipe do Jornal da Chapada, a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna (PSD), enfatizou a importância da implementação de eventos que valorizem e promovam a rica cultura nordestina no município de Lençóis.
“Esse festival me enche de orgulho, pois representa uma forma de preservar as tradições culturais nordestinas, especialmente a literatura de cordel, frequentemente negligenciada no cenário cultural nacional. Com toda certeza, almejamos que Lençóis receba cada vez mais eventos destinados a promover nossa rica cultura e literatura popular.”
O Festival de Salvaguarda de Literatura de Cordel é um evento promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o apoio da Prefeitura de Lençóis. Seu objetivo principal é celebrar a expressão artística e fomentar a cultura nordestina por meio da valorização e difusão da literatura de cordel por meio da troca de experiencia entre participantes, organizadores e artistas.
Jornal da Chapada