Os estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola do Território da Chapada Diamantina (EFATEC), em Seabra, embarcarão em uma jornada de integração entre o desenvolvimento do pensamento crítico e o domínio de técnicas digitais. O projeto ‘EduCampo: Educação e Comunicação nas Escolas Família Agrícola’ será iniciado ainda neste mês de maio e com término previsto para setembro, como o objetivo capacitar os jovens para se tornarem autônomos, capazes de disseminar o conhecimento adquirido e documentar seus processos educativos.
O projeto convida os estudantes a explorarem temas ligados ao território e ao impacto da mídia na vida dos jovens que residem em áreas rurais. Além disso, o projeto busca incentivá-los a empregar a Educomunicação como meio de promover a defesa não só de seus direitos individuais, mas também dos direitos coletivos de suas comunidades.
Educomunicação é uma abordagem educacional que integra processos de comunicação e educação, promovendo uma aprendizagem mais participativa e colaborativa. Por meio da Educomunicação, os indivíduos são incentivados a se expressar, compartilhar conhecimentos e colaborar em projetos educativos, utilizando diversas mídias e linguagens
Anna Paula, professora da EFATEC, ressaltou o diferencial do projeto. “Falar da Educomunicação na nossa instituição é muito importante. Com ela, os nossos alunos poderão aprender técnicas de comunicação através da fotografia e do audiovisual para dar visibilidade as suas comunidades”, destacou.
A oficina Educampo foi estrategicamente planejada para abranger uma ampla gama de temas, desde jornalismo até produção de conteúdo digital, ética na comunicação e habilidades interpessoais. Os alunos não apenas participarão de palestras e atividades práticas, mas também serão desafiados por projetos em equipe que os instigarão a aplicar seus conhecimentos em contextos reais e a desenvolver soluções inovadoras.
Diosvaldo Filho, instrutor da oficina Educampo, explicou o propósito do projeto de formação profissional para os jovens. “Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma chance única de não apenas aprimorar suas habilidades técnicas, mas também de se tornarem pensadores críticos. A educomunicação é uma estratégia eficaz que empodera os jovens a expressarem-se, colaborarem e interagirem com o mundo à sua volta”, frisou.
O projeto será executado através de uma parceria entre a Escola Livre de Audiovisual da Chapada Diamantina, a Escola Família Agrícola, o campus XXIII da UNEB-Seabra e a ArteQuilombo. Por meio do programa EduCampo, os alunos estão sendo capacitados não apenas com habilidades de comunicação, mas também com uma consciência cidadã aguçada, reconhecendo o papel vital de suas vozes na promoção do progresso social.
A formadora do projeto, Rose Caroline, destacou de que forma a oportunidade pode transformar a vida dos jovens. “Com a continuidade da formação EduCampo, espera-se que os participantes não apenas desenvolvam habilidades valiosas, mas também se transformem em agentes de mudança, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades e para a criação de um futuro mais informado e igualitário”, enfatizou.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Seabra e recebe apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Seabra-BA, por meio da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, via Lei Paulo Gustavo, promulgada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Seabra foi estabelecida para a implementação de ações emergenciais de apoio ao setor cultural, conforme estabelecido na Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. As informações são de assessoria.