Em cerimônia realizada na sexta-feira (14), na Pituba, o Sintral-BA mudou de nome e passa a se chamar Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação). O presidente licenciado da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, participou do evento, segundo ele, uma demonstração do poder de articulação da central sindical em ano de eleições e enfrentamento político.
“Estamos qualificando os nossos dirigentes para o enfrentamento político neste ano de 2024. Esse evento demonstra a capilaridade e a capacidade de articulação da UGT, tanto nacional quanto baiana, de querer mudar a vida dos trabalhadores, principalmente da base da pirâmide, para melhor. O antigo Sintral-BA ganha uma nova roupagem, mas os trabalhadores em asseio e conservação da cidade do Salvador mais do que nunca vão contar com o nosso apoio”, disse Marcelo.
O Siemaco, entidade filiada à UGT-BA, é dirigido por Mauricio Roxo e conta com mais de 70 mil trabalhadores em sua base. Marcelo Carvalho acrescentou que 178 sindicatos, ligados aos mais variados setores da economia, são filiados à central sindical e que as suas lideranças estão prontas igualmente para o debate político em 2026. “O movimento sindical busca caminhos de fortalecimento da sua representação em todo o estado da Bahia”, afirmou. As informações são de assessoria.