O Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty, divulgou, nesta quarta-feira (26), uma nota em apoio à liderança do presidente eleito Luis Arce na Bolívia. No momento, o país vive uma tentativa de golpe militar, liderada por um ex-general do Exército. “O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos.”
Em nota, o Ministério condenou “nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”.
O Governo brasileiro declarou ainda que a movimentação militar é “incompatível com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia.”
A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por @LuchoXBolivia.…
— Lula (@LulaOficial) June 26, 2024
Por meio das redes sociais, o presidente Lula afirmou que é “um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por @LuchoXBolivia [Luis Arce]”. Lula deve fazer uma visita à Bolívia no mês de julho. As informações são do site Bahia Notícias.