O Brasil ficou em último lugar em um ranking sobre a capacidade de identificar conteúdos falsos na internet. O estudo, intitulado “Questionário da Verdade”, publicado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e realizado com 40 mil pessoas em 21 países, apontou que 85% dos brasileiros costumam se informar pelas redes sociais.
De acordo com a OCDE, a percepção geral da pesquisa foi que 60% das pessoas conseguem distinguir as informações verdadeiras das notícias falsas. O levantamento também apurou que 71% dos entrevistados apontaram a sátira como a linguagem mais fácil de ser identificada como notícia falsa. Porém, no Brasil, a dificuldade em identificar a sátira como mentira foi menor, com 57%.
O especialista em tecnologia Arthur Igreja avaliou o resultado da pesquisa como “preocupante”. “Ainda mais em época de eleições, em períodos de maior polarização política, nós vemos essa dificuldade maior dos brasileiros em encontrar notícias falsas”, afirmou. Jornal da Chapada com informações do portal R7.