Normalmente, as minhocas medem 30 cm de comprimento, mas em Seabra, na região da Chapada Diamantina, é possível encontrar uma de 30 metros. A minhoca gigante baiana na verdade é feita de concreto e foi construída pelo fazendeiro João Gomes, de 59 anos, para que estudantes e turistas pudessem aprender mais sobre os animais.
A minhoca foi inaugurada neste sábado (23) e a estrutura gigante é feita de ferro e cimento. A espécie de minhoca escolhida foi a Minhoca Vermelha da Califórnia, que foi a primeira a ser criada pelo fazendeiro.
Como tem dois metros de altura, é possível entrar no animal e ver como funciona seu organismo por dentro. A estátua tem órgãos internos em alto relevo e QR Codes informativos sobre a anatomia da minhoca.
“Fizemos a principal parte da minhoca, apenas 20% de seu corpo é composto por órgãos vitais, os outros 80% é tudo intestino”, contou o fazendeiro.
João Gomes é dono da fazenda “Minhocoterapia”, onde desde 1992 cria diversas espécies do animal. Apaixonado pela área, ele também é dono de um canal de vídeos onde explica os benefícios das minhocas para o solo, criação comercial dos animais, entre outros temas.
A ideia de fazer a minhoca gigante surgiu em uma viagem para São Paulo, onde o fazendeiro visitou uma abelha gigante interativa, onde também era possível verificar os órgãos internos do animal.
“Se existe uma abelha gigante, eu posso fazer a minha minhoca gigante. Ela é certamente a maior escultura de minhoca do mundo”, contou.
Quem ficou responsável pela escultura foi um amigo do fazendeiro. Agora, a dupla quer levar a minhoca gigante para o Guiness Book: a maior escultura de minhoca do mundo.
Segundo o fazendeiro, o objetivo é que estudantes e acadêmicos possam conhecer mais sobre o anelídeo, que funcionam como arados naturais. Elas decompõem e transformam resíduos orgânicos em adubo e arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes.
Esse foi inclusive o motivo do fazendeiro ter escolhido a minhocultura como atividade principal da fazenda. Antes, ele plantava hortaliças e usava agrotóxicos na produção. “Tinha receio de comer o que eu plantava”, contou.
João Gomes faliu e não quis investir novamente nas hortaliças para recomeçar. Estudando, ele percebeu que as minhocas poderiam ser uma alternativa para ganhar dinheiro sem degradar a natureza.
“Eu encontrei na minhocultura uma alternativa orgânica, natural e saudável, que agregasse valor aos cultivos ao invés de destruir”, contou.
Confira curiosidades sobre as minhocas:
20% do corpo da minhoca comporta os órgãos vitais;
80% do corpo da minhoca é formado por intestino;
O animal tem 5 pares de coração;
A minhoca também tem esôfago e faringe. As informações são do site g1.