A Chapada Diamantina foi tema de uma reportagem no portal de notícias do jornal francês Le Monde, publicada nesta quarta-feira (23). A matéria destaca a beleza do Parque Nacional da Chapada Diamantina, das 300 cachoeiras que dão um charme ao paraíso no centro da Bahia, e a vidas dos quilombolas, descendentes dos povos africanos, que moram em Remanso, dentre outros aspectos da zona turística.
A publicação entrevistou o geólogo norte-americano Roy Funch, morador de Lençóis e criador do projeto do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Ele relata que, antes da criação do parque, as pessoas estavam mais interessadas nas pepitas de diamantes que estão dentro das rochas – que têm formato de chapas, inspirando o nome do local. Depois, os moradores foram conscientizados a cuidar daquele ecossistema. De acordo com estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado em 2012, a Chapada Diamantina é responsável por 4,5% do fluxo turístico global da Bahia, o que corresponde a mais de 495 mil turistas passeando pelos 40 municípios que compõem a zona.
As cachoeiras da Chapada são um assunto à parte na reportagem. As quedas d´água citadas no texto são consideradas um tesouro natural. O Rio Ribeirão, que possui uma coloração avermelhada devido ao material orgânico presente em seu leito; a Cachoeira da Fumaça, com a névoa criada pela água que cai de uma altura de mais de 400 metros, no Vale do Capão; e o Rio Paraguaçu são destaque na reportagem. A gruta Lapa Doce completa a lista de atrativos do Le Monde, devido ao show de cores derivadas da luz do sol, visto de dentro da caverna.
Os quilombolas do vilarejo de Remanso, a 15 quilômetros de Lençóis, também aparecem na reportagem de Florent Bouteiller que, junto à sua equipe, fez um passeio de canoa pelo Rio Marimbus para apreciar a beleza da fauna e da flora do minipantanal baiano. Ao destacar a beleza arquitetônica das moradias da região, a repórter conclui que a riqueza da Chapada Diamantina deixou de ser o garimpo para ser a beleza natural. As informações são de assessoria.
A reportagem completa, em francês, pode ser lida em: http://www.lemonde.fr/lifestyle/article/2013/10/23/la-chapada-diamantina-joyau-vert-du-bresil_3501222_1616922.html.