Gustavo Abreu Silva, 17 anos, estudante que concluiu os estudos no Colégio Estadual Carlos Souto, de tempo integral, localizado em Rio de Contas, pertencente ao Território de Identidade da Chapada Diamantina (NTE 03), brilhou na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O jovem conquistou medalha de prata na classificação regional e medalha de bronze a nível nacional, consolidando como um dos destaques da Bahia na competição.
A OBMEP é composta por duas fases. Na primeira, realizada em formato objetivo, milhares de estudantes de todo o Brasil competem por uma vaga na segunda etapa, que conta com provas discursivas mais desafiadoras. Gustavo superou cada etapa com excelência, tendo seu desempenho reconhecido quando os resultados foram divulgados no último dia 20 de dezembro.
“O nível de dificuldade estava entre médio e difícil, são questões que envolvem muito raciocínio lógico, misturado com outros assuntos, mas eu me preparei para as provas e acabei me saindo bem. Com a ajuda de professores como Liz Tanajura, professora do meu ensino fundamental e quem me apresentou a OBMEP, eu consegui chegar até a medalha de bronze”, afirmou.
Essa trajetória de sucesso não começou agora. Gustavo acumula um histórico impressionante de conquistas na OBMEP. Em 2020/2021, 16ª edição, o estudante recebeu a medalha de prata nacional. Em 2022, 17ª edição, recebeu novamente a medalha de prata nacional. Em 2023, 18ª edição, ele recebeu medalhas de bronze nacional e prata regional, e em 2024, ele alcançou novamente as medalhas de bronze nacional e prata regional: “ganhar essas medalhas está sendo algo muito bom. Eu me sinto reconhecido e sei que são frutos do meu estudo e gosto pela Matemática”.
Além da OBMEP, Gustavo participou de diversas competições acadêmicas, incluindo a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Olimpíada Tubarão da Matemática, Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, Maratona Cactus, Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) e a Olimpíada Mandacaru de Matemática.
A OBMEP
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a OBMEP é a maior competição científica do Brasil. Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada busca estimular o estudo da Matemática, promover a inclusão social e revelar talentos, impactando positivamente a vida de milhares de jovens em todo o país. As informações são de assessoria.