O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), fará, na próxima segunda-feira (30), uma série de nomeações para acomodar aliados em funções de segundo e terceiro escalões. As mudanças fazem parte da segunda etapa da reforma administrativa, mas a tendência é que ainda fique ao menos uma pendência relevante a ser negociada.
Conforme antecipado com exclusividade pelo Política Livre, Bruno Reis vai oficializar o ex-chefe da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e primeiro suplente do PDT na Câmara Municipal, Zilton Netto, ligado ao deputado federal pedetista Leo Prates, no comando da Ouvidoria Geral do Município (OGM).
O atual comandante da OGM, Jean Sacramento, que coordenou a campanha proporcional do PSDB no pleito de 2024 na capital, será nomeado presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos (Arsal). Titular do posto hoje, Marcus Passos, que é próximo do deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), deve ser deslocado para uma subsecretaria (leia abaixo).
Para a Codecon, hoje capitaneada interinamente por Talita Silva Vilarinho da Silva, deve ser nomeado o policial federal Anderson Muniz, irmão do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB). A informação foi antecipada pela coluna Radar do Poder (clique aqui para ler).
Bruno Reis vai oficializar, ainda, a nomeação de Dudu Magalhães (PSDB), sobrinho do ex-deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) e que não conseguiu se eleger vereador em 2024, para o cargo de diretor de Infância e Juventude, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
O chefe do Executivo municipal também pretende fazer alterações nos cargos de subsecretário. Marcus Passos, que hoje comanda a Arsal, pode se tornar o número dois da Secretaria de Mobilidade (Semob). O atual sub da Semob, Kaio Moraes, quadro próximo do ex-prefeito ACM Neto (União), é cotado para a mesma função na Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Outras modificações do tipo devem ser feitas nas secretarias de Ordem Pública (Semop) e de Reparação (Semur).
Existe a expectativa de que Bruno Reis faça mudanças nos comandos das Prefeituras-Bairro e que nomeie suplentes de vereador para cargos de assessoria.
Indefinição na Guarda
Segundo apurou o site com fontes próximas do Palácio Thomé de Souza e aliados, Bruno Reis ainda não teria decidido fazer a mudança na Diretoria de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, hoje liderada por Maurício Lima, nome ligado a ACM Neto. O deputado federal Capitão Alden (PL) indicou para o posto o coronel da reserva da Polícia Militar Humberto Sturaro, que já chefiou a Prefeitura-Bairro do Centro Histórico e não conseguiu se eleger vereador em 2024. As informações são do site Política Livre.