O Cartório da 87ª Zona Eleitoral, localizado na rua Corinto Silva, 82, em Ruy Barbosa, realizará neste sábado (5), às 12h, a cerimônia de emissão do relatório de zeramento das urnas. O procedimento representa uma etapa fundamental na organização do pleito marcado para o dia 6 de abril, garantindo a transparência, a segurança e a confiabilidade de todo o processo eleitoral.
O relatório da zerésima atesta oficialmente a inexistência de votos computados no Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT) antes do início da votação, garantindo que o processo de apuração tenha início a partir de urnas eletrônicas completamente zeradas, conforme previsto pela legislação eleitoral.
Aberta ao público, a cerimônia poderá contar com a presença da juíza Gabriella de Moura Carneiro, responsável pela 87ª Zona Eleitoral, além de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, de fiscais e delegados(as) de partidos políticos, federações e coligações.
O edital da cerimônia foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no dia 18 de março.
Eleição suplementar
A eleição suplementar para a prefeitura de Ruy Barbosa contará com a disputa entre dois candidatos. De um lado, a vereadora aposentada Eridan Martins de Araújo Dourado, de 69 anos, que concorre ao cargo ao lado do empresário Nildo, de 55 anos, que foi candidato a vice-prefeito na eleição passada. Do outro, Dr. George, médico de 43 anos e candidato pela primeira vez a um cargo eletivo, tem como vice Benilda, do PT, de 60 anos, que atuou como suplente na última eleição para a Câmara de Vereadores.
O pleito suplementar foi convocado após uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em 21 de outubro de 2024, que indeferiu a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado devido a irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito referentes ao ano de 2016. Com a decisão, ficou estabelecido que uma nova eleição deveria ser realizada para definir a nova gestão municipal, enquanto Ney Dias, presidente da Câmara Municipal, assumiu temporariamente a administração do município, garantindo a continuidade dos serviços públicos até que o novo prefeito ou prefeita seja eleito. Jornal da Chapada com informações do portal TRE-BA.