O Cartório Eleitoral de Ruy Barbosa realizou, no último sábado (5), a emissão do Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), confirmando que não havia votos registrados no sistema antes do início da votação. A ação garante a transparência e lisura da eleição suplementar, que está sendo realizada neste domingo (6).
Após a impressão, o Relatório Zerésima foi devidamente assinado pela juíza eleitoral Gabriella de Moura Carneiro, cumprindo as exigências legais para garantir a transparência e a regularidade do processo. O procedimento seguiu o que determina a Resolução Administrativa do TRE-BA nº 01, de fevereiro de 2025, que trata da organização da eleição suplementar.
A ação está em conformidade com o Edital nº 20, de 14 de março de 2025, expedido pelo juízo eleitoral de Ruy Barbosa. Ambos os documentos foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), assegurando ampla publicidade e legitimidade aos atos preparatórios do pleito.
Eleição suplementar
Neste domingo (6), está sendo realizada a eleição suplementar que definirá o novo prefeito de Ruy Barbosa. A disputa ocorre entre dois candidatos: de um lado, a vereadora aposentada Eridan Martins de Araújo Dourado, de 69 anos, que concorre ao lado do empresário Nildo, de 55 anos, ex-candidato a vice-prefeito na última eleição; do outro, o médico Dr. George, de 43 anos, que disputa seu primeiro cargo eletivo, tendo como vice a petista Benilda, de 60 anos, que foi suplente na eleição anterior para a Câmara de Vereadores.
O pleito suplementar foi convocado após uma decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em 21 de outubro de 2024, que indeferiu a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado devido a irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito referentes ao ano de 2016. Com a decisão, ficou estabelecido que uma nova eleição deveria ser realizada para definir a nova gestão municipal, enquanto Ney Dias, presidente da Câmara Municipal, assumiu temporariamente a administração do município, garantindo a continuidade dos serviços públicos até que o novo prefeito ou prefeita seja eleito. Jornal da Chapada com informações do portal TRE-BA.