O ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa Política Ao Vivo, que acredita na prisão do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), em razão das novas revelações sobre o escândalo dos respiradores do Consórcio Nordeste.
O caso, que veio à tona em 2020, ganhou novo destaque após uma reportagem da Revista Veja detalhar trechos inéditos da delação premiada da empresária Cristiana Prestes Taddeo, dona da Hempcare Pharma, empresa contratada para o fornecimento de 300 respiradores que nunca foram entregues aos estados do Nordeste.
Durante a entrevista, Marcelo Nilo fez críticas diretas a Rui Costa, que, à época, presidia o Consórcio Nordeste e autorizou o pagamento antecipado de R$ 48,7 milhões à empresa.
“Você viu a revista Veja hoje? O Rui Costa está envolvido até o talo. Eu não tenho a menor dúvida que ele será preso”, afirmou o ex-parlamentar.
Nilo citou ainda que, segundo o Ministério Público Federal, os indícios apontam fortes evidências de irregularidades na operação.
“Eu já ouvi falar em corrupção de 5%, de 10%, de 15%, agora de 100% eu nunca tinha ouvido. E o Rui Costa realmente assinou o pagamento de 100%. Sabe o que ele disse na Veja? Que não sabe inglês, por isso comprou de uma empresa de medicamento de maconha”, ironizou.
O caso dos respiradores do Consórcio Nordeste é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal, com base em contratos firmados durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19.
Até o momento, Rui Costa nega qualquer envolvimento irregular e afirma que todas as decisões tomadas à frente do Consórcio seguiram orientações técnicas e emergenciais, com o objetivo de atender à demanda urgente de equipamentos hospitalares durante a crise sanitária.
Jornal da Chapada














































