O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que prefere a eleição de um integrante da família Bolsonaro no Brasil a “uma solução com o socialismo do século 21”, em referência ao presidente Lula (PT). A declaração foi feita em entrevista à CNN, concedida em 30 de dezembro, mas que teve trechos divulgados no sábado (10) e o conteúdo completo no domingo (11).
Milei vem fortalecendo sua aliança com o clã do ex-presidente Jair Bolsonaro e a oposição ao petista à medida que se aproximam as eleições no Brasil. O argentino disse que, fora do papel de político, prefere uma solução com os Bolsonaros. “Tenho amigos no Brasil. Os Bolsonaros. Se você me tira do papel de político, prefiro uma solução com os Bolsonaros e não uma solução com o socialismo do século 21”, afirmou.
Na entrevista, Milei também criticou Lula por sua busca por soluções diplomáticas para a situação na Venezuela e afirmou que não há espaço para diálogo com quem está alinhado ao que chama de “socialismo do século 21”. Segundo ele, não tem interesse em discutir questões com o presidente brasileiro.
As tensões entre os dois governos se intensificaram após Milei publicar um mapa da América do Sul que retratava o Brasil e outros países governados pela esquerda como uma grande favela, o que gerou críticas do governo brasileiro.
A relação entre Lula e Milei já vinha sendo marcada por atritos. O petista se ressente de declarações do argentino em 2023, durante a campanha presidencial, quando Milei se posicionou a favor da prisão de Lula. Milei, por sua vez, se incomodou com a visita de Lula à ex-presidente Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires após condenação por corrupção, além da proximidade com Alberto Fernández e do apoio ao opositor Sergio Massa nas eleições argentinas.
Com a prisão de Jair Bolsonaro, coube aos filhos do ex-presidente manter a relação com Milei. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que recebeu o endosso do pai para uma candidatura presidencial, planeja se encontrar com Milei e José Antonio Kast no fim de janeiro ou início de fevereiro. Flávio e seu irmão, o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), compartilharam trechos da entrevista.
Eduardo elogiou Milei, afirmando que o argentino entende “os perigos do comunismo e socialismo” e disse que, nas eleições de outubro de 2026, haveria apenas duas opções: Lula ou Flávio. Flávio, por sua vez, agradeceu Milei e reafirmou sua confiança na vitória e na perspectiva de uma parceria comercial sólida entre Argentina e Brasil.
Apesar da afinidade entre o bolsonarismo e o governo Milei, em dezembro a Justiça argentina determinou a extradição de brasileiros condenados pelos ataques golpistas do 8 de Janeiro que estavam foragidos, decisão que a Casa Rosada sinalizou que cumprirá, embora ainda caiba recurso.
Jornal da Chapada





















































