Durante a Lavagem do Bonfim, realizada nesta quinta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a tradicional celebração religiosa é um dos maiores símbolos da cultura e da fé baiana e que o Estado atua para garantir que o evento aconteça em clima de paz. Segundo ele, o governo trabalha para que a manifestação ocorra “com segurança, respeito e acolhimento”, permitindo que todos participem com “tranquilidade e alegria”.
Para isso, o governo montou uma grande operação de segurança ao longo do percurso do cortejo, que reúne milhares de pessoas. A Secretaria de Segurança Pública estruturou o monitoramento em tempo real por meio de câmeras e um centro integrado de comando, voltado à tomada de decisões rápidas durante a festa, com foco na proteção dos fiéis.
A declaração de Jerônimo acontece em um momento político sensível, já que a Lavagem do Bonfim é considerada o primeiro termômetro eleitoral do ano na Bahia. O governador, que busca a reeleição, divide o espaço do evento com outros pré-candidatos.
Um dos principais líderes do PT no estado, o senador Jaques Wagner, também se manifestou sobre o clima da festa e defendeu que a celebração priorize “paz e fraternidade” diante das disputas políticas naturais do período. Com informações de assessoria.



















































